terça-feira, 4 de maio de 2010

Literatura. - Machado de Assis.

1-Um pouco sobre Machado de Assis:

- Joaquim Maria Machado de assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Franscisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis. Perdeu a mãe muito cedo e foi criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedicou ao menino e o matriculou na escola pública. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando. Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender. Em São Cristóvão, conheceu a senhora francesa Madamme Gallot, propietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de francês. As obras de Machado de Assis tendiam para o romantismo em sua primeira fase, mas converteram-se para o Realismo na segunda.

2-Contos;

2-1: O espelho(M.A.):
- O conto procura levar o leitor a refletir sobre um tema narrado por uma das personagens. Esta diz que cada ser humano apresenta não só uma alma, e sim duas, as quais funcionam como uma laranja, se uma fica sem a outra a laranja fica incompleta. Assim o conto quer mostrar que o ser humano pode e é influenciado por sua "alma externa" que no caso, por ter se tornado Alferes seus parentes e conheçidos passam a tratá-lo melhor e no começo ele reluta a isso, mas após um tempo acaba gostando. Por motivos própios sua tia viaja assim fazendo com que não haja quem o considere alferes, e isso é como se ele tivesse perdido sua alma externa que eram os elogios e bons tratos que cercavam-no. Isso faz com que ele fique dias e dias muito triste e se sentindo sozinho. Porém quando se vê no espelho ele vê o Alferes e volta ao normal. Com isso pergunto, será que as vezes quando nos sentimos mal é a ausência da nossa alma exterior? Ou simplesmente nos sentimos mal?

2-2: O apólogo(M.A):
- O livro "O apólogo" traz consigo um tipo de lição de moral, onde nós percebemos que a personagem 'agulha' tem um importante trabalho no vestido. Resumindo a lição de moral, temos que na vida, muitas pessoas "abrem caminho" como a agulha, e não tem o mérito que mereciam, enquanto que quem usufrui dessa chamada 'abertura de caminho' leva todo o tal mérito. O livro traz uma crítica a essa sociedade que vivemos há muito tempo, pois foi escrito no século 19, onde podemos ver que já havia todo esse problema. A temática é muito boa, faz com que nós possamos pensar mais um pouco sobre essa história de abrir caminho para outras pessoas.

3-Livros indicados pelos integrantes do grupo;
- De repente pai adolescente, Betinha Cordeiro.
- O menino do pijama listrado, Jonh Boyne.
- Harry Potter e o enigma do principe, J.K. Rowling.

4-Filmes indicados pelos integrantes do grupo;
- Crepúsculo.
- Harry Potter (todos).
- Chico Xavier.

Um comentário: